Tive um cão que teve que ser abatido e foi por isso que me interessei por esta àrea e tirei o curso. Ficam aqui algumas informações sobre o tema.
A fisioterapia aplicada em cães e gatos pretende melhorar a reabilitação pós-operatória, aliviar a dor e preservar a função dos músculos, nervos e articulações, contribuindo assim para melhorar e prolongar a qualidade de vida dos mesmos.
Os principais objectivos são assim eliminar a causa de disfunção, melhorar os sinais clínicos e aliviar a dor que pode inteferir no bem-estar do animal, provocando imunosupressão, inaptência e ccoxeira, levando ao uso reduzido ou desuso dos membros. Ajuda também a reduzir a inflamação, prevenir ou minimizar atrofias dos músculos, cartilagens, ossos, tendões e ligamentos e por último ajuda ainda na melhoria da função cardiovascular.
Quais são os beneficios da fisioterapia?
- Melhorar a função e qualidade dos movimentos
- Redução da dor, inchaço e complicações
- Diminuição do tempo de recuperação
- Aumento da força e amplitude de movimentos
- Métodos não-invasivos
- Possíveis custos reduzidos para o proprietário (alternativa a outros tratamentos médicos ou cirúrgicos; menor tempo de internamento, menor incidência de problemas a longo prazo)
- Prevenção de outras lesões
- Decréscimo do uso de AINE´S (anti-inflamatórios não esteróides)
- Plano personalizado para cada paciente
Quais são os casos para aplicação da fisioterapia?
- Recuperação pós-cirúrgica: ortopédica e neurológica
- Lesões músculo-esqueléticas (tendinites, bursites, hipomotilidade, fraqueza muscular) e lesões articulares (contracturas, artrite)
- Doença discal, parésia
- Anormalidades da postura (claudicação; assimetria), perda de peso e sua manutenção
- Maneio da dor
- Problemas de circulação e edema, cicatrização de feridas
- Problemas de performance no cão de utilidade e desporto (agility, busca e salvamento, pistagem, entre outros)
- Complicações cárdio-respiratórias
- Animais geriátricos
São vários os tipos de exercícios terapêuticos actualmente usados nos planos de fisioterapia animal: crioterapia, tratamento por calor, massagem superficial e profunda, mobilização das articulações, movimentos de bicicleta, exercícios activos com auxílio de bolas ou transposição de obstáculos diversos, estimulação eléctrica neuromuscular e hidroterapia. Todos estes tipos de exercícios têm indicações próprias e são combinados de diversas formas, dando origem a vários protocolos de caordo com o problema a tratar.
As sessões de fisioterapia poderão durar de 30-60 minutos, podendo ser necessário 1-2 sessões por semana, durante 8-10 semanas. No entanto, cada caso é um caso e cada animal terá sempre um plano de fisioterapia previamente elaborado de acordo com a sua patologia/problema.